26.1.12

Cuidados no pet shop







Veterinária recomenda cuidados ao deixar cães em petshops.


Morte de cão em Orlândia despertou o alerta. Animais devem ficar no local pelo menor tempo possível.


A polêmica morte de um cachorro de nove meses da raça shitzu em um petshop de Orlândia despertou o alerta para os cuidados na hora de encaminhar os animais para serviços de banho e tosa.


Segundo a veterinária Dayse Ribeiro de Oliveira, de Ribeirão Preto, um dos maiores problemas encontrados neste tipo de estabelecimento é a falta de regulamentação e fiscalização. “Atualmente qualquer um faz um curso de banho e tosa e pronto”, disse.


Ainda de acordo com Dayse, a fiscalização é feita somente na estrutura do estabelecimento, mas não em relação ao trato com os animais. “Assim como existe a vigilância sanitária, que fiscaliza os restaurantes, é necessário uma instituição que faça o mesmo com os petshops”, afirma.


Cuidados


O barulho do secador, o ambiente estranho e o cheiro de outros animais são naturalmente estressantes para os bichos, por isso, os cães devem permanecer no local o menor tempo possível. “É importante que os donos marquem horários para levar e buscar os animais, pois se o cão permanecer muito tempo no local, existe a possibilidade inclusive de problemas cardíacos”, disse.

Além do horário, é preciso estar atento à higiene dos estabelecimentos e buscar a indicação de outros proprietários.

Segundo Dayse, raças pequenas como o shitzu, o maltês e o lhasa-apso são mais frágeis e merecem maior atenção.

Confira outros cuidados citados pela veterinária:


Observe o comportamento do animal – Caso perceba que o cão fica apavorado ou agressivo ao voltar ao local, é melhor mudar de petshop. Também é importante estar atento ao corpo do animal, observando a existência de hematomas ou se o cão está mancando ou começa a mancar depois de alguns dias.


Atenção com a tosa  Se o dono optar por deixar os animais com os pêlos mais longos é preciso escovar diarimente para evitar a formação de nós, cujo processo para desembaraçar pode machucar e até deixar hematomas.


Prefira locais com banho e tosa visíveis Dê preferência aos estabelecimentos que tenham as salas de banho e tosa visíveis aos clientes, evite os locais escondidos.


Morte em Orlândia


Na segunda-feira (20), a morte de um cachorro de nove meses da raça shitzu virou polêmica na rede social Facebook. Uma montagem mostrando uma foto do animal vivo e outra morto está circulando pela internet e já tem cerca de mil compartilhamentos.

O animal chamado Tony não resistiu ao ser esquecido dentro de uma caixa de transporte, no setor de banho e tosa de um petshop no centro de Orlândia.

De acordo com um dos donos do animal, Marcelo Manso de Andrade, a veterinária passou em sua residência para pegar Tony e levá-lo para tosar e tomar banho às 9h de sexta-feira em sua clínica.

Ao perceber que o animal demorava para voltar, Andrade ligou no pet shop e foi informado de que Tony já havia sido entregue. Ele negou e esperou até 16h, quando ligou novamente para a veterinária e foi informado que o cão estava morto.
Ainda segundo Andrade, a veterinária disse que foi um acidente e que estava disposta a dar outro animal para ele. O cão era tratado no petshop há quatro meses.

Outro lado


Procurada pela equipe do EPTV.com, a veterinária Cíntia Fonseca assumiu que errou de forma irreparável e que está "chateada" com a situação. De acordo com Cíntia, essa foi a primeira vez que uma fatalidade como essa ocorreu em anos de trabalho. “Poderia ter inventado que o cachorro fugiu, mas assumi o meu erro, sou humana e estava sobrecarregada”, disse.


Ainda segundo a veterinária, um filhote novo já foi comprado, mas só será entregue mediante um advogado de testemunha.


Polícia


A Polícia Civil vai intimar a veterinária para prestar depoimento. A ocorrência será encaminhada para o Juizado Especial Criminal de Orlândia. Se condenada, a pena de Cíntia será de, no máximo, dois anos. Não foi instaurado inquérito policial para investigar o caso



* Eu não confio em NENHUM pet shop. Toda aquela simpatia e acolhimento, é com o DONO do cachorro, lá dentro a coisa é bem diferente, eles são truculentos e imbecis com os animais, a GRANDE maioria é assim. Eu só comparo esse pessoal de tosa com aquelas babás que detestam criança, ainda não tive a felicidade que conhecer UM que prestasse. Se liga, porque não é aquela recepcionista sorridente que vai dar banho no seu cachorro. Peça para conversar com o cara da tosa pessoalmente e você vai ver o que tem nos bastidores. Geralmente a supresa é MUITO desagradável, o cara é antipático pra caramba, detesta o serviço que faz. Infelizmente preciso levar meus cães periodicamente para esses lugares, mas estou sempre trocando, principalmente quando eles não querem entrar no local uma segunda vez, meus cachorros “falam” comigo. Prefiro os pet shops que tem paredes de vidro, assim posso ficar fiscalizando do outro lado. O pessoal dos pet shops não gostam que eu fique lá, eu vejo as caras feias, mas eu fico sim, esperando. E gosto também de marcar hora para chegar e sair. Essa história de levar seis horas para fazer tosa em um cachorro, tenha paciência! E ninguém me venha com essa história de comprar outro cachorro, para compensar o que eles mataram dentro do pet shop, é processo na justiça, punição, se alguém matasse um filho dele e viesse dar outro em troca, ele acharia bom? Amor não se compra, é coisa de gente cretina. Se ser uma cliente chata, é não querer meu cachorro sendo espancado por babacas, então sou chata sim, e vou continuar sendo. Sempre que puder, dê banho no seu cachorro em casa mesmo, só leve para pet shop quando for o jeito. COM CERTEZA ele vai preferir assim, além de ser divertido para ele, acaba sendo uma diversão para você também! Quem AMA, CUIDA!