7.11.11

Frente Parlamentar

Regina Becker


A *Frente Parlamentar em Defesa dos Animais ganha mais força e está apostando as fichas em dois projetos de lei. Um deles, que proíbe animais em circos, está para ser votado ou no fim desse ano ou no início de 2012. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), já sinalizou apoio, mas algumas medidas provisórias ainda travam as votações. De qualquer forma, os membros da frente já prometeram pressionar os líderes ao longo da semana. O outro projeto, que trata de castração, só falta ter o relatório apresentado na Comissão de Seguridade Social para ir à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Lá, a Frente está pressionando para que o relator seja o deputado Fábio Trad (PMDB-MS).

Força-tarefa ganha força

A primeira-dama de Porto Alegre, Regina Becker (foto), continua trabalhando intensamente na articulação dos parlamentares em defesa dos animais, apresentando sugestões e acompanhando o trâmite dos projetos, apoiando o trabalho do presidente da Frente Parlamentar, deputado Ricardo Izar (PV-SP). A partir desta semana, o deputado gaúcho Jerônimo Goergen (PP-RS) também integrará a força-tarefa na proteção dos animais. Até o início do próximo ano darão entrada na Câmara dos Deputados outros projetos neste sentido. Entre eles, a questão da vacinação animal, que na opinião de Regina Becker precisa ser encarada tal qual é a vacinação humana. "Os animais também transmitem doenças para outros animais e também para os humanos. A busca de vacinas que eram distribuídas pelo Ministério da Saúde só para cães em que se estender a outros animais", defende ela.


Outra preocupação de Regina é o uso de animais em experiência de laboratórios, principalmente na indústria de cosméticos e escolas de medicina veterinária, que também os submetem a práticas para técnicas e que, diz ela, "nós entendemos seja uma coisa ultrapassada".


* Frente parlamentar é um grupo de membros dos poderes legislativos federal, estaduais e municipais que tem sua atuação unificada em função de interesses comuns, independentemente do partido político a que pertençam.


http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=77915