12.4.12

CQC




Olha que coisa mais “tchuc” esse cachorrinho. Você gostaria de adotá-lo? Pois então envie um e-mail para protesteja2012@gmail.com com o seu telefone para a gente entrar em contato. Tomara que não faltem pretendentes!


Calma, vamos explicar. Para proteger esses animais indefesos, que só precisam de um pouco de amor e atenção, o CQC decidiu tomar uma atitude. “Proteste Já vai ajudar cãozinhos a encontrar um lar”, contou o nosso comandante Marcelo Tas através do Twitter.


Para ajudar na nossa matéria, é muito importante que alguém adote esse bebê lindo da foto. O repórter Oscar Filho já está trabalhando na produção. Quem se habilita?


10.4.12

Benefícios do vegetarianismo



Dieta equilibrada ajuda a perder peso e prevenir doenças.

O vegetarianismo, dieta à base de proteínas vegetais, têm atraído cada vez mais adeptos sejam influenciadas por saúde ou preocupação com sustentabilidade até por ética e religião.

“Estudos mostram que uma dieta vegetariana diminui o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, mas para isso, é necessário que a alimentação seja equilibrada e variada” aconselha Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde.

Para um cardápio vegetariano saudável deve-se substituir a gordura saturada pela insaturada, tomar cuidado com o excesso de carboidratos refinado, doces e frituras, comer bastante fibra - encontrada nos grãos integrais e hortaliças - além de optar por alimentos ricos em fitoquímicos antioxidantes e em vitaminas e minerais, como as frutas e verduras.

Flávia destaca, ainda, a importância de se consumir a quantidade diária necessária de proteínas - encontradas na soja e derivados, quinua, amaranto, chia, leguminosas mais cereais integrais, oleaginosas - e ferro, cujos exemplos de fontes em alimentos de origem vegetal são folhas verde escuras, feijões e algas marinhas, entre outros. “O corpo absorve menos o ferro encontrado em alimentos de origem vegetal. A vitamina C ajuda a potencializar a absorção”, completa Flávia.

Este tipo de dieta pode ser uma opção também para gestantes e crianças. Nesses períodos, porém, como as necessidades nutricionais aumentam, a atenção deve ser redobrada e é necessário que a dieta seja acompanhada por profissional, para que se elabore o plano alimentar adequado, bem como, sejam indicados suplementos, caso necessário. O acompanhamento também é necessário quando o vegetariano pratica atividade física.

Existem variações na alimentação vegetariana, os lactovegetarianos, que incluem no cardápio leite e derivados, os ovolactovegetarianos, que comem também ovos e os vegans, que excluem todos os alimentos de origem animal do cardápio. Os adeptos do veganismo precisam suplementar a alimentação com ferro, vitamina B12 – encontrada principalmente em carne - e ômega 3.

É interessante fazer rotineiramente exames de sangue, ao optar por essa dieta. Assim é mais identificar deficiências nutricionais e a necessidade do uso de suplementos.

A rede Mundo Verde -A Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. São mais 200 lojas no Brasil, distribuídas por 24 estados, o Distrito Federal e também duas unidade em Portugal. A rede oferece ainda o serviço gratuito Alô Nutricionista, para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações através do telefone 0800-022 25 28.



2.4.12

Bill Clinton



Após se tornar vegano, Bill Clinton recomenda livros de dietas saudáveis.


O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, tem dado apoio a escritores que escrevem livros sobre dietas saudáveis, entre eles The Blood Sugar Solution: The UltraHealthy Program for Losing Weight, Preventing Disease, and Feeling Great Now, de autoria do Dr. Mark Hyman, que será lançado em breve.


Clinton perdeu cerca de 12 quilos em menos de dois depois de adotar uma dieta vegana após uma cirurgia do coração e em preparação do casamento de sua filha Chelsea, que é vegetariana. Veganos compõem 1% da população dos Estados Unidos enquanto os vegetarianos (que comem ovos e laticínios) perfazem cerca de 3.2% do total.

Clinton veio a público com sua dieta a base de plantas em 2010 quando foi entrevistado por Wolf Blitzer da CNN. “Eu vivo de grãos, legumes, fruta. Eu bebo um suplemento de proteína toda manhã. Nada de laticínios. Mudou meu metabolismo completamente. Eu perdi 12 quilos e voltei a ter o peso que tinha na época de escola,” ele disse na época.

Não faça como Bill Clinton e espere ter problemas cardíacos para tornar-se vegano. Torne-se vegano agora, pelos animais, por sua saúde e pelo planeta, já que essa é a dieta com uma das menores pegadas de carbono.


"Não" à carne



Os veganos compõem um dos grupos mais radicais dos adeptos à filosofia vegetariana por não consumirem nenhum produto ou subproduto de origem animal. Porém, o que nem todos sabem é que com uma dieta destas é sim possível ter uma alimentação saudável e, de quebra, garantir benefícios para a saúde e para a beleza.

A nutricionista Mariana Marchetti afirma que no reino vegetal podem ser encontrados praticamente todos os nutrientes para a adoção de um cardápio saudável. A única exceção fica por conta da vitamina B12, sendo, portanto, necessária a sua ingestão através de suplementos

De acordo com a nutricionista, assim como acontece com as pessoas que comem carne, os veganos devem balancear corretamente a quantidade de proteína, cálcio, ferro, zinco, ômega 3 e principalmente vitamina B12 para que não apresentem problemas de saúde.


"Os veganos não têm maior deficiência proteica ou de ferro quando comparados aos onívoros, como muitos ainda pensam. O que é constatado, com base em estudos, é a melhora da saúde em diversos aspectos, pois quem é vegetariano apresenta, de um modo geral, menor taxa de colesterol, menor pressão arterial e menos chance de apresentar diabetes, obesidade, osteoporose, doenças renais e até mesmo alguns tipos de câncer", diz.


Carlos Tostes, de 40 anos, é vegano há oito anos e sócio-proprietário de um café vegetariano, em Maringá. Ele conta que o número de pessoas que simpatizam com o vegetarianismo cresce a cada dia e destaca que com reeducação alimentar e criatividade a comida vegana é tão diversa e suculenta como qualquer outra.


"Em nosso café, por exemplo, temos doces, sucos, lanches, salgados, cachorro-quente e um cardápio extremamente variado e pronto para atender os mais diferentes paladares. Com uma alimentação consciente, é extremamente viável comer bem e viver de forma saudável", assegura.


Além de fazer bem para a saúde, outro fator comemorado pelos veganos (e vegetarianos de um modo geral) é que eles ingerem menos toxinas e mais fibras e antioxidantes. Pontos no quesito beleza da pele e dos cabelos.


A historiadora Natália Fernanda de Oliveira, de 23 anos, é vegana há um ano e meio e comprova na prática esses benefícios. "Antes de aderir ao veganismo, eu tinha bastante espinhas no rosto, sentia meu cabelo e pele oleosos e convivia com baixos níveis de ferro no sangue. Hoje eu já não tenho mais esses problemas", garante.


Contudo, se você foi seduzido pela dieta vegana e quer abandonar os hábitos alimentares regados a churrascos, a dica é procurar um nutricionista. Isso porque somente ele poderá elaborar um cardápio individualmente balanceado, garantindo assim o consumo de todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde. 


"Seguir uma dieta vegetariana não é complicado, mas alguns detalhes são importantes para que tudo caminhe bem", alerta Mariana.